Notícias

Gravidez na adolescência: riscos e cuidados em casos como esse

Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior
Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior

Infelizmente, no Brasil, os casos de gravidez na adolescência são muito comuns e apesar do índice de ocorrências ter diminuído, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita ser muito importante alertar à população acerca desse tema e, principalmente, falar sobre os riscos e cuidados que a gravidez na adolescência exige. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!

 

Gravidez na adolescência

 

Segundo alguns dados levantados pelo Sistema de Informações de Nascidos Vivos, do Governo Federal, o número de casos de bebês nascidos de mães em sua fase da adolescência tem diminuído no Brasil. No entanto, segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, os números registrados ainda são preocupantes, já que garotas dessa idade não estão preparadas para gerar uma nova vida. 

 

A preocupação acerca desse tema decorre a partir da informação de que a gravidez na adolescência gera sérios prejuízos ao desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, o que pode causar danos à saúde tanto da mãe que está gestando essa vida, quando do bebê, já que casos como esse oferecem mais riscos do que a gravidez de mulheres em sua fase adulta.

 

Os riscos apresentados pela gravidez na adolescência

 

Como o que foi informado anteriormente, as chances de uma gravidez de risco aumentam consideravelmente quando a gestante está em sua fase de adolescência. Além de estar mais exposta para o desenvolvimento de depressão pós-parto, é preciso estar atento para o desenvolvimento de anemia, infecções urinárias, sangramentos frequentes e, especialmente, com as chances de má-formação e parto prematuro.

 

Por esses motivos, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita ser de extrema importância que os responsáveis por essas jovens busquem os cuidados médicos necessários, para que a gravidez seja mais tranquila. Além disso, com o acompanhamento de uma equipe médica e da saúde, é possível minimizar todos esses riscos apresentados, proporcionando mais segurança à vida das adolescentes e dos bebês. 

 

Prevenção

 

Outro ponto muito importante é o cuidado da prevenção. Devido ao alto número de casos de gravidez na adolescência, é muito importante que a sociedade como um todo se atente para a necessidade de orientar os jovens e conversar sobre os riscos que esse cenário pode apresentar em suas vidas. 

 

Por fim, é muito importante que as garotas sejam orientadas e cuidadas pelos pais. Especialmente tendo acesso à saúde de qualidade e acompanhamento de profissionais qualificados. Para isso, é importante passar por consultas com especialistas na área, assim como o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que atende na Clínica Médica Dr. Orcione Júnior. Para saber mais, acompanhe suas redes sociais e entre em contato através:

 

Site:   www.clinicadrorcione.com 

Instagram: @drorcionejunior    

Whatsapp:  wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Notícias